Seguidores

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

São Luís IX, Rei da França e a Sacra Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria


Hoje é dia de São Luís IX, Rei da França e Conde de Artois. Este importante Santo da Igreja foi um dos maiores defensores dos Cristãos perseguidos pelos muçulmanos, chegando a liderar a VII Cruzada contra estes infiéis.

São Luís IX foi o responsável por trazer do Oriente para a Europa a Sacra Coroa de Espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Este Sacratíssimo objeto foi adquirido pelo Rei Santo pela altíssima soma de 135 mil libras de ouro (um valor tão alto que poderia ser utilizado para erguer pelo menos 4 castelos de médio porte!). Também São Luís comprou do Imperador Balduíno II (que lhe havia vendido a Sacra Coroa), um pedaço da Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Após São Luís IX levar os santos objetos do Martírio de Nosso Senhor para Paris, construiu para os guardar uma belíssima capela, em estilo gótico alto decorado. Esta magnífica capela foi construída pela alta soma de 60 mil libras de ouro, que apesar de ser um alto valor para a época, foi apenas a metade do valor da Sacra Coroa.

São Luís necessitava de uma guarda fiel, que pudesse manter em segurança os Sacros Objetos. Manteve então contato com o Beato Bartolomeo de Breganze, Bispo de Vicenza (Itália), que nesta época era o Grão-Mestre da Ordem da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria Gloriosa. Os Santos haviam se conhecido em plena Cruzada, uma vez que o Beato Bartolomeo havia sido designado Delegado Papal para Jerusalém no período em que São Luís lá esteve. 

Nascia assim uma eterna aliança entre a Milícia de Jesus Cristo e o Rei São Luís. A Ordem designou um grupo de Cavaleiros Professos, todos de origem e Sangue Nobre italiano, que seriam os responsáveis por manter a segurança da Sacra Coroa. Este grupo passou a ser conhecido como "Sacra Milícia", uma vez que eram os responsáveis pela segurança dos objetos da Paixão de Nosso Senhor. 


Os Cavaleiros que faziam a Guarda da Sacra Coroa utilizavam como adereço próprio um grande colar, feito em ouro maciço, formado por círculos onde encontrava-se a representação da Sacra Coroa, e pela dupla Flor-de-Lis, símbolo de São Luís. Até hoje este Colar é utilizado, com poucas modificações, pelos Cavaleiros do Grão-Colar da Ordem.  

Mosaico de mármore, que se encontra na Igreja della Sacra Corona, em Vicenza, onde monstra São Luís IX entregando o Espinho da Sacra Coroa ao Bem-Aventurado Bartolomeo de Breganze.

O Rei Santo, em prova de sua lealdade, deu ao Bem-Aventurado Grão-Mestre da Sacra Milícia um dos Preciosíssimos Espinhos da Sacra Coroa. Este espinho é até hoje guardado na magnífica Basílica construída pela Ordem para este fim na cidade de Vicenza, antiga Sede da Ordem. Também foram dado pelo Santo Rei um pequeno fragmento da Santa Cruz. Até hoje esta Relíquia é guardada pela Casa Principesca de Trivulzio-Galli, Grão-Mestres Hereditários da Ordem desde 1565.


O Bem-Aventurado Bartolomeo de Vicenza Investiu o Rei São Luís como Cavaleiro da Sacra Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria Gloriosa, sendo que, o Santo Rei foi sepultado com a Cruz Branca, antigo símbolo da Ordem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário