Seguidores

sábado, 20 de abril de 2013

A Função da Verdadeira Nobreza no Século XXI - 3ª Parte


 

Uma das séries mais elogiadas deste Blog de Cavalaria é a que trata justamente da função da Nobreza Hereditária em nossos dias. É necessária séria análise sobre o tema, uma vez que a Nobreza, embora deslocada de suas relevância social, mantém-se como uma classe social viva e ativa.

Como muito bem diz minha Mãe, nascida Marquesa e Princesa por casamento, “a Nobreza vem de berço, não é algo que se possa conquistar”, e isso é a primeira verdade a ser considerada sobre a Nobreza, esta é Hereditária, de modo que seus Membros nascem com responsabilidades inerentes a esta mui distinta Classe Social. São justamente essas responsabilidades que hoje constituem o chamado “Privilégio do Sangue Azul”.

Antes da Revolução Francesa o Privilégio do Sangue Azul realmente representava uma série de privilégios e deveres, porém após a Revolução os Privilégios foram retirados da Aristocracia, mantendo-se apenas os deveres. Um dos deveres da Nobreza é justamente o do combate à usura e ao enriquecimento ilícito.

Mas por que a Nobreza combate à usura? Esta pergunta muitas vezes é feita pelos burgueses, que não compreendem como a Nobreza não persegue o lucro, como eles mesmos o fazem. Eles não compreendem que para ser Nobre basta nascer Nobre, não sendo necessária a fortuna, como o é para o burguês e para os “Novos Ricos”.

Muitos creem no fato de que o Nobre, caso perca sua fortuna, deixará também de ser Nobre, mas isso é uma terrível inverdade. Um Barão ao Conde que perca toda a sua fortuna, e tenha que passar a viver em situação de penúria, tendo de viver com os frutos de um trabalho duro, ou até mesmo humilhante, continuará a ser um Barão ou Conde, e mais que isso, passará os seus títulos e direitos aos seus filhos, assim como o recebeu de seus pais, mesmo que estes tenham que viver do fruto de seu trabalho, para manterem-se.

Como muito bem salientou o Papa Bento XV ao término da I Guerra Mundial “há um outro Sacerdócio semelhante ao Sacerdócio da Igreja: o da Nobreza”.
Realmente a Missão da Nobreza é muito semelhante ao da Igreja, uma vez que o Nobre é por excelência voltado para a sua missão na esfera temporal, como o Clero incumbe sê-lo na ordem espiritual.

CONTINUA...

Um comentário:

  1. Legal ..
    Tenho descendência por parte de mãe também . Minha família Bastos , sustentava os títulos de Visconde na era onde Portugal ainda era uma monarquia .... Hoje em dia de nada vale ... Tenho até o Brasão de Armas , que mesmo minha mãe não gostando que eu o guarde , dizendo que é inútil . Eu ainda o preservo com carinho . Mas seria legal mesmo se a monarquia volta-se totalmente como no século 18 ou 17 ... Antes da revolução ....

    ResponderExcluir