Seguidores

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Santo Estêvão, Rei da Hungria


O Rei Estêvão, o Grande, ou Santo Estêvão da Hungria (Szent István király em húngaro), c. 975 - 15/08/1038, foi o primeiro rei da Hungria. Seu pai foi o Príncipe de Géza; sua mãe chamava-se Sarolt, e Estêvão recebeu ao nascer o nome de Vajk (que significa "herói"). Nascido na cidade de Esztergom, Vajk foi batizado aos 10 anos de idade por Santo Adalberto de Praga, como pré-condição para receber de Roma a coroa da Hungria, e então renomeado Estêvão, em homenagem ao mártir da igreja primitiva, Santo Estêvão protomártir.

Casou-se em 995, com a Bem-Aventurada Gisela da Baviera, filha do Rei Henrique II da Baviera e de Gisela da Borgonha.



Estêvão e Gisela tiveram ao menos três filhos, cujos nomes a história registrou: os varões Américo (Imre) e Otão (Ottó) e a filha Edviges (Hedvig). Ao que parece, Estêvão sobreviveu a todos os seus filhos, de modo que, após a sua morte, a coroa foi disputada por seus sobrinhos e primos.

Após derrotar os nobres pagãos que se lhe opunham e unificar as tribos magiares, reza a tradição que Estêvão recebeu do Papa Silvestre II uma coroa de ouro e pedras preciosas (a qual, denominada "Santa Coroa", tornou-se o símbolo do país), juntamente com uma cruz apostólica e uma carta de bênção em janeiro de 1001, com o que o papado o reconhecia como um rei cristão na Europa. Estêvão recebeu também do Papa o título de Rei Apostólico da Hungria.



Como um Rei Católico, dividiu o seu Rei em dez Dioceses e trinta e nove Diaconias, correspondentes ao trinta e nove Condados do Reino. Foi um Monarca Sábio, Corajoso e Diplomático. Seu Herdeiro, morto prematuramente, foi canonizado com o nome de Santo Américo. Após a morte de sua esposa, a Rainha Gisela, abandonou a vida na Corte, passando a viver no Mosteiro Beneditino de Passau.

O Rei Estêvão I foi Canonizado no ano de 1083. A Coroa Santa, recebida por Estêvão do Papa Silvetre II, foi utilizada por todos os demais Reis da Hungria, até o Bem-Aventurado Carlos IV, de Habsburgo, falecido em 1922, último Rei Apostólico da Hungria.  


O motivo pelo qual hoje dedicamos esta matéria a este Santo Rei é que há muitos anos, uma relíquia sua, mas precisamente um pedaço de seus ossos, foi posta em um relicário de ouro, e este, incrustado em uma espada. O fato que liga o Grão Priorado do Brasil de um modo tão especial a Santo Estêvão é simples, pois é com esta mesma espada, que até hoje, são Investidos no Brasil os Cavaleiros da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário