Seguidores

terça-feira, 10 de julho de 2012

Morre o Cardeal Dom Eugênio Sales


Sua Eminência Reverendíssima o Sr. Dom Eugênio de Araújo, Cardeal Sales
Arcebispo Emérito de São Sebastião do Rio de Janeiro
Cardeal Presbítero de São Gregório VII

A Igreja de todo o Brasil chora com a perda de Dom Eugênio Araújo Cardeal Sales. Nascido na Fazenda Catuana, em Acari, Rio Grande do Norte, em 08 de novembro de 1920. Tornou-se Padre em 1943, e Bispo titular de Thibica, como Auxiliar do Arcebispado de Natal em 1954.

Administrador Apostólico da Arquidiocese de Natal por longo período, entre 1962 a 1965. Ainda em 1964 foi nomeado Administrador Apostólico da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, função que exerceu até 1968, quando fora definitivamente nomeado como XXIII Arcebispo de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, Primaz do Brasil.

Feito Cardeal pelo Papa Paulo VI, durante o Consistório de 28 de abril de 1969. Foi o primeiro e único a receber o título de Cardeal Presbítero de São Gregório VII, título especialmente criado para ele pelo Papa Paulo VI.


Brasão da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Nomeado XV Bispo e V Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 13 de março de 1971. Renunciou as suas funções ao atingir os 75 anos, embora o Papa João Paulo II somente aceitou tal renúncia em 2001.

Foi um dos maiores defensores dos Direitos Humanos durante o período militar brasileiro, sendo que abrigou mais de 4 mil perseguidos políticos durante a "era do chumbo", como ficou conhecida a república militar brasileira, entre os anos de 1976 a 1982.


Brasão de Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Dom Eugênio Sales.

Assumiu a defesa de refugiados políticos dos regimes militares latino-americanos entre 1976 e 1982. Montou uma rede de apoio a estes refugiados juntamente com a Cáritas brasileira e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, que consistia em abrigá-los, inicialmente na Sede Episcopal (Palácio São Joaquim) e posteriormente em apartamentos alugados para tal finalidade. Além disto, financiou a estadia destes refugiados até conseguir-lhes asilo político em países europeus. Foram asiladas mais de quatro mil pessoas. Usou sua autoridade para este fim, inclusive enfrentando os militares por diversas vezes. Ao assumir tal tarefa, telefonou para o General Sílvio Frota e disse-lhe: "Frota, se você receber comunicação de que comunistas estão abrigados no Palácio São Joaquim, de que eu estou protegendo comunistas, saiba que é verdade, eu sou o responsável. Ponto final, ponto final".

O Santo Padre o Papa Bento XVI lamentou por meio de um telegrama a morte do Cardeal. O mesmo foi feito pela Presidente Dilma Rouseff, por meio de Nota Oficial.

O Cardeal faleceu dormindo em seus aposentos, no Palácio São Joaquim, devido a um infarte.


O Grão Bailiado do Brasil da Sacra Ordem Dinástica, Equestr, Militar e Hospitalar da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria Gloriosa (S.O.M.) lamenta a morte deste tão querido e amado Cardeal brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário