Seguidores

terça-feira, 19 de junho de 2012

Ordem de São Lázaro de Jerusalém, Acre e Boigny

Aos Fiéis Leitores deste Blog de Cavalaria, gostaria de postar hoje uma matéria que visa o conhecimento histórico da Ordem do Hospital de São Lázaro. É comum nas Ordens de Cavalaria Cruzadas, que junte-se ao nome da Ordem os nomes das cidades onde esteve a Sede de seu Grão Magistério. Neste sentido, temos o valoroso exemplo de nossos irmãos Hospitalários de São João, que tem orgulho de usar o nome de sua Ordem como Ordem Militar e Hospitalar de São João de Jerusalém, Rodes e Malta; pois foi nestes locais que o seu Grande Magistério foi historicamente exercido.

Neste sentido, deveríamos seguir seu exemplo, e também chamar nossa Ordem juntamente com o nome das Cidades onde esteve seu Grande Magistério JERUSALÉM, SÃO JOÃO DE ACRE E BOIGNY.


A Soberana Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém, Acre e Boigny.

JERUSALÉM
Como sabemos, a Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro nasceu em um hospital de leprosos, extra murus na Cidade de Jerusalém. Tal Hospital, fundado por São Basílio por volta do ano de 370, permaneceu sob direção de Monges Armênios, sob o patrocínio dos Patriarcas Melquitas de Jerusalém, até o advento dos Príncipes Cristãos à Terra Santa, em 1096, quando a administração do Hospital de São Lázaro foi entregue ao Bem-Aventurado Blessed de Gerard, que em suas salas assumiu o posto de 1o Grão Mestre da Ordem de São Lázaro, e fundou a Ordem de São João, hoje dita Ordem de Malta.

Brasão d'Armas do Bem-Aventurado Grão Mestre Blessed de Gerard

 
Jerusalém foi Sede do Grão Magistério da Ordem, onde os Cavaleiros de São Lázaro mantinham-se como Soberanos do Hospital que lhes coube, juntamente com seus arredores. Tal soberania jamais foi contestada, tanto que o Hospital da Ordem de São Lázaro, possuía total autonomia administrariva da Cidade de Jerusalém.

Em Jerusalém o papel hospitalar da Ordem da Milícia e do Hospital era muito importante. Além dos leprosos tratados, os Cavaleiros de outras Ordens, acometidos pela lepra, juntavam-se a Ordem Lazarista. A necessidade de defender o Hospital, situado extra murus de Jerusalém, levou a Ordem a Militarizar-se cada vez mais, já que coube aos Cavaleiros mais fortes e robustos do Hospital, a formar uma Milícia armada, para defender os doentes tratados pela Ordem, contra as incursões dos mamelucos.

SÃO JOÃO DE ACRE
A Cidade de Jerusalém caiu em mãos pagãs em 1157, quando foi tomada por Saladino. Neste ponto a ação militar da Ordem de São Lázaro se revelou: abaixo das ordens do Rei de Jerusalém Guy I de Lusignan, participaram da captura da cidade de São João de Acre, que teve como início um cerco militar em 1189, que terminou com a vitória cristã em 1191.

São João de Acre era uma cidade portuária, a mais importante do Reino de Jerusalém. Segundo autores da época, a Cidade de Acre possuía uma receita financeira maior que todo o Reino da Inglaterra. Desta forma, podemos ter idéia da riqueza da cidade de Acre, que tornou-se a nova Capital do Reino de Jerusalém.


Vista de Acre

Foi em São João de Acre, que a Ordem exerceu com maior poder sua Soberania. Ai foi transferida a Sede de seu Grande Magistério, de maneira definitiva em 1191, quando era Grão Mestre o Frei Gerard de Montclar. Ai as atividades da Ordem de São Lázaro se modificaram: como não mais possuíam um Hospital para o tratamento de leprosos, a principal atividade da Ordem tornou-se a religiosa-militar. Abandonou-se o costume da incorporação de Cavaleiros leprosos ao seu séquito (isso em decorrência de Bulas Papais que o pediam), e passou-se a formar uma Milícia armada de primeira Ordem.

A Ordem tornou-se Soberana de metade da Cidade de São João de Acre, cabendo a outra metade ao Rei de Jerusalém. Foi nesta época que o papel militar da Ordem de São Lázaro tornou-se o grande baluarte cristão no Oriente Médio.


Fortaleza de São João de Acre

Os Cavaleiros de São Lázaro tomaram parte na Cruzada do Imperador Romano Frederico II em 1227. Ainda em 1224 batalharam contra os muçulmanos, naquela que ficou conhecida como a Batalha de Gaza. Abaixo do comando do Rei São Luís IX da França, os Lazaristas tomaram parte nas Batalhas de Damiette e de Monsourah, ambas em 1249. Nesta mesma época a Ordem de São Lázaro participou das investidas cristãs que bloquearam o avanço pagão.

O Grão Magistério da Ordem, exerceu-se em Acre entre os anos de 1191 a 1291, quando exatos cem anos após a tomada de Acre, a cidade é novamente perdida em mãos dos saracenos.

BOIGNY

Por volta de 1148 o Rei Luís VII da França vai a Jerusalém, onde conhece a Ordem dos Hospitalários de São Lázaro. Após lutar a seu lado, obtém a permissão do Grão Mestre, e retorna com 200 Cavaleiros Lazaristas para a França, em outubro de 1149. O objetivo dos 200 Cavaleiros Lazaristas na França era claro, propagar a Religião de São Lázaro (quando falamos em "Religião" estamos nos referindo a Ordem de Cavalaria, não à uma fé religiosa, pois para a Ordem a única Fé é a ligada ao Santo Padre o Papa), e o cuidado dos leprosos na França, que no século XII eram em grande número.


Castelo de Boigny, século XII.

Para abrigar os lazaristas, Luís VII, O Piedoso, doou o seu Castelo particular, situado em Boigny, perto da região de Orleans. Boigny era um importante centro para a Monarquia na França, lá haviam vivido Luís VI e Luís VII. Lá também Luís VII casou-se com a Princesa Constança, filha do Rei Alfonso VIII de Castela.


Em 1187 ocorreu a desastrosa perda da Cidade Santa de Jerusalém para os muçulmanos. Guy I, de Lusignan, Rei de Jerusalém, transfere a sede do Reino Latino de Jerusalém para a cidade de São João de Acre, e para lá transfere também as Sedes Magistrais das Ordens Cristãs, como a Ordem Hospitalar de São Lázaro, a Ordem Hospitalar de São João e a Ordem do Santo Sepulcro, entre outras. A Sede da Monarquia Latina de Jerusalém permanece em Acre até o ano de 1291, quando as ordas pagãs, após meses de cerco, tomam a cidade. O Rei Henri II de Lusignan, Rei de Jerusalém, transfere mais uma vez a Sede da Monarquia, mas desta vez para a ilha de Chipre, porém para lá não poderiam ir os Magistérios das Ordens Cristãs, que são enviados para a Europa.

Com a perda da fortaleza de Acre, e com a impossibilidade, por parte do rei Henri II de Lusignan, do estabelecimento das Ordens de Cavalaria em Chipre, a Ordem Militar e Hospitalária de São Lázaro de Jerusalém parte para a Europa, onde espalha-se entre a França, Itália e Inglaterra. A Sede do Grão Magistério da Ordem seguiu para o Castelo de Boigny, doação do Rei Luís VII, O Piedoso, da França. 


Baixo-relevo do Rei Luís VII, O Piedoso
levando os Cavaleiros de São Lázaro para Boigny

A Lepra ainda era muito espalhada pela Europa, de modo que a Ordem de São Lázaro teve possibilidade de implantar uma grande rede de Hospitais para o cuidado de leprosos. A importância da Ordem era tanta, que o Papa CLEMENTE IV, confiou o cuidado de todos os leprosos da Europa para a Ordem de São Lázaro. Em 1368 Jacques des Besnes é Eleito Grão Mestre da Ordem, e daí por diante, passa toda sua vida em Boigny, e organiza o local para que se torne o coração da Ordem em todo o mundo. 

Em 1430 a Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro passa por um processo de reafirmação de sua importância, no seio de uma sociedade extremamente perturbada. Em 1485 o XXIII Grão Mestre Jean le Cornu conduz o Capítulo Geral de Boigny.

As revoltas protestantes do século XVI causam a chamada "I Perda de Boigny", quando os protestantes calvinistas, sob o comando do confuso Príncipe de Condé, tomam o Castelo no ano de 1562. Após duras lutas os calvinistas são expulsos de Orlenas, e a Ordem retoma sua Sede Magistral em Boigny, tudo isso graças ao empenho pessoal do XXXI Grão Mestre François Salvati.
 
Brasão do Grão Mestre François III, Salvati

 
Na tentativa de evitar o interesse dos inimigos pela fortaleza, François III, Salvati, faz com que a valha muralha medieval seja removida, e o Castelo de Boigny adota uma aparência de Mansão de Campo. Em meio a uma grande confusão o Castelo foi saqueado, pondo termo aos trabalhos de restauração de Salvati, que desabita o prédio.

O Castelo de Boigny permaneceu desabitado por mais de um século, que o reduz a um estado deplorável. Em 1699 é assinado um tratado pela restauração do Castelo. Em abril do mesmo ano o Marquês Huget de Semoville propõe restaurar o Castelo com suas próprias rendas, o que é aceito pela Ordem com grande entusiasmo. Em 1700 o Castelo estava completamente restaurado, agora com características do novo estilo, torna-se uma Mansão neoclássica. 


Brasão d'Armas do Marquês de Semoville no Castelo de Boigny

A revolução francesa ameaça toda a Monarquia, e as Ordens de Cavalaria que dela dependem. Os revolucionários roubam o Castelo de Boiny e o vendem como "propriedade nacional", ocorrendo a chamada "II Perda de Boigny".

Em 1824 ocorre a Restauração da Monarquia, e com ela a Ordem Militar e Hospitalária de São Lázaro de Jerusalém retoma Boigny. Luís XVIII, Rei da França e Grão Mestre da Ordem, esforça-se para espalhar novamente o Lazarismo pelo Reino. Após a morte de Luís XVIII, seu irmão o Rei Carlos X torna-se o Protetor da Ordem, porém prefere não Eleger outro Grão Mestre, e entrega a Administração da Ordem para o Conselho dos Cavaleiros, liderados por um Vigário Geral. 

Com o golpe de estado de Luís Philippe d'Orleans, o mesmo que durante a revolução votou pela morte do Rei Luís XVI, Henrique V, Rei da França vai para o exílio. O "novo rei" Luís Philippe (que vale-se lembrar foi 'Rei dos Franceses' e não Rei da França) esforçou-se ao máximo para extinguir a Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém. Para evitar isso O Marquês de Autichamp, Vigário Geral da Ordem dês de 1824, põe a Ordem abaixo da Proteção dos Patriarcas da Igreja Católica Greco-Melquita, que foram os fundadores da Ordem no século IV. Em 1910, para dar novo impulso a Ordem, restaura a Chancelaria da Ordem junto ao Castelo de Boigny, que volta a ser o Coração da Ordem de São Lázaro.


Castelo de Boigny hoje

Com a Restauração do Grão Magistério sob a Casa de Bourbon, o Duque de Sevilha transfere a Sede Magistral para Madri, Capital do Reino da Espanha.

Por razões de praticidade, a atual Sede do Grão Magistério está na Cidade de Madri, mas isso é de fácil compreensão: Como a Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém está dês de 1291 sob a proteção da Real Casa da França, e sendo esta a Casa de Bourbon, o último Reino que a tem por Soberana é justamente o Reino da Espanha, e para manter-se abaixo de sua Real Proteção, achou-se mais conveniente manter-se na Capital de seu Reino.


Placa posta em 2007, que concede o título de "Comenda Magistral"

Para todos os efeitos históricos, O Castelo de Boigny mantém-se como a Sede Magistral da Ordem sendo chamado de "Comenda Magistral de Boigny", e seu velho Castelo é Sede da Comenda da Região francesa de Orlenas, além de ser Sede de Armorique, Normandia, Pays de Loire e de Touraine.


O Duque de Sevilha em companhia do Duque e da Duquesa de
Brissac em Boigny

Quem for conhecer a Cidade de Boigny, poderá ver na Igreja Paroquial da cidade, chamada de "Igreja Magistral" o Trono dos Grão Mestres da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém. Todos os anos é ralizada uma grande procissão de Cavaleiros da Milícia e do Hospital de São Lázaro, os "Cavaleiros da Cruz Verde" para rever a Sede Magistral de Boigny e para reatar a Ordem de São Lázaro às suas Raízes Históricas.   

Procissão dos Lazarista a Boigny em 2011
 
MAIS UMA VEZ: SOBERANA ORDEM MILITAR E HOSPITALAR DE SÃO LÁZARO DE JERUSALÉM, ACRE E BOIGNY
 
Desta forma demonstramos a importância das três Sedes Magistrais de nossa Ordem de Cavalaria. Devemos ter orgulho de nosso passado sentenário, e demonstrar nosso orgulho chamando nossa Ordem pelo nome que verdadeiramente lhe cabe.
 
Vida longa a Soberana Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém, de Acre e de Boigny!

Nenhum comentário:

Postar um comentário