Seguidores

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Corpus Christi


Hoje, quinta-feira, Dia de Corpus Christi, devemos nos recordar nossas obrigações como Católicos que somos. É um Dia de Preceito, ou seja, onde somos, pelo Direito Canônico, obrigados a comparecermos à Santa Missa. Por este motivo, é feriado nacional, pois o Brasil, como país católico, não poderia ter qualquer impeditivo aos Fiéis em suas práticas religiosas.

A Festa de Corpus Christi (do Corpo de Cristo) é muito antiga, e remota ao século XIII, quando o Santo Padre o Papa URBANO IV a proclamou pela Bula Transiturus, de 11 de agosto de 1264.

No Brasil é dia das cidades enfeitarem-se com os famosos tapetes de flores, areia, sal ou serragem, para citar apenas alguns dos materiais utilizados pelos fiéis para manterem viva uma tradição de mais de cinco séculos do nosso país.


É um dia muito especial, principalmente nas cidades históricas, onde ouve-se ainda os velhos hinos em latim, como o conhecido Tantum Ergo, que entoado pelo coros infantis, faz relembrar as procissões do tempo do Reino Unido, ou mais precisamente quando Dona Maria I era Rainha destas terras.


Em muitas cidades brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

Em Pirenópolis, Goiás, é uma tradição os tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, cobrindo as ruas por onde passa-se a procissão de Corpus Christi, também enfeita-se cinco altares para a adoração do Santíssimo Sacramento, e execução do cântico latino Tamtum Ergo Sacramentum, esta procissão é acompanhada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e pela Orquestra e Coral Nossa Senhora do Rosário. É neste dia que o Imperador do Divino recebe a coroa para a realização da Festa do Divino de Pirenópolis, do ano seguinte.


Em Castelo, no estado do Espírito Santo, as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos formados por flores, serragem colorida e grãos.

O município de Matão, São Paulo, é famoso por seus tapetes coloridos feitos de vidro moído,dolomitas, serragem e flores que formam uma cruz que se estendem por 12 quarteirões no centro da cidade onde passa a procissão da eucaristia, um espetáculo que reúne fé, tradição, arte e muita beleza. No ano de 2011 Matão realiza a 63ª edição do Corpus Christi,onde mais de 70 toneladas de materiais foram usados para compor os desenhos.A expectativa dos organizadores é que o evento atrairia um público total de 80 mil pessoas. A praça de alimentação do evento fica por conta das entidades filantrópicas da cidade.


A cidade de Mariana, Minas Gerais, comemora a festa de Corpus Christi enfeitando as ruas com tapetes de serragem e pinturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário