Seguidores

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Um Grande Heraldista


Aos Fiéis Leitores deste Blog de Cavalaria, gostaria de dedicar a postagem de hoje, a um dos maiores artistas gráficos da famosa Enciclopédia Livre, a Wikipédia.

Chamado de MATHIEU CHAINE, mas também conhecido por seu pseudônimo "SanglierT" é este um dos grandes heraldistas daquele site. Estão entre suas já famosas criações estão Brasões d'Armas de Reis, Príncipes e nações, bem como numerosos trabalhos sobre diversas Ordens de Cavalaria.

Exteriores do cargo de
Grande Chanceler

A poucos dias o Sr. Chaine, de nacionalidade francesa, está mantendo um frutífero contato com a redação deste Blog, e enviou-nos mostra de seu belo trabalho no Ramo da Heráldica.

Mas o principal diferencial entre o Sr. Chaine e os demais heraldistas da Wikipédia, é que ele é especialista na Heráldica da nossa tão querida Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém.
Cruz da Ordem de São Lázaro

Dos seus trabalhos no Ramo da Heráldica, que foram direcionados a nossa querida Ordem, por opção própria muito pouco fora disponibilizado no Wikipédia, uma vez que os plágios de desenhos daquele site são sempre em grande número. Porém Mathieu Chaine decidiu brindar a todos os Fiéis Leitores deste Blog de Cavalaria com uma mostra de seu belo trabalho no ramo da Heráldica Lazarista.


O Grão Colar,
A Maior honraria da Ordem de São Lázaro


A Chave de ouro,
emblema do Auditor Geral da Ordem de São Lázaro


As duas chaves de ouro em aspa (cruzadas)
simbolizam o Guardião do Grande Tesouro da Ordem de São Lázaro


A união da espada, e do Cetro Magistral simbolizam a função de
Grande Comandante da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém


O Grande Marechal tem como emblema os dois Bastões cruzados


Por sua vez o Grande Referendário tem como símbolo
um Bastão (à destra) e uma espada (à sinistra)


Finalmente o Grande Coadjutor tem por emblema
o cruzamento do Cetro Magistral (à destra) e do Bastão (à sinistra)


Como não poderia deixar de ser, o Brasão d'Armas da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém, desenhado também pelo Sr. Chaine. De todos os desenhos aqui publicados, este é o único que está disponível na Wikipédia


                         
Nesta mostra, todos os desenhos são de autoria do Sr. Mathieu Chaine, e por ele foram enviados. Pedimos ao leitores, que caso queiram reproduzi-los, que sempre mencionem o nome do autor.

Para os que tenha interesse em ver mais do trabalho heráldico do Sr. Chaine, este é o link de sua página no site da Wikipédia.

4 comentários:

  1. Boa noite Conde Andre Galli, realmente trata-se de um belíssimo trabalho do sr Chaine,com muita criatividade conhecimento e inspiração...

    ResponderExcluir
  2. O senhor está certo Tenente Dário. O trabalho do Sr. Chaine é maravilhoso. Ele agora está na França, trabalhando nos Brasões dos nossos 49 Grão Mestres.

    ResponderExcluir
  3. Ilmo. Conde Andre Galli, como faço para participa?

    ResponderExcluir