Seguidores

sexta-feira, 16 de março de 2012

Comendadorias Hereditárias


Como todos os Fiéis Leitores deste Blog de Cavalaria já sabem, a nossa Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém é dividida em uma série de jurisdições territoriais, que podem ser tanto nacionais como locais. Desta forma podem conviver em perfeita harmonia, tanto grandes jurisdições, como os Grão Priorados, que abrangem um país inteiro, como uma Comenda, que pode abranger apenas uma pequena cidade.

Uma das mais curiosas Circunscrições administrativas da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém é justamente a que abrange as chamadas Comendadorias Hereditária, que serão o ponto de nossa leitura de hoje.


As Comendadorias Hereditárias foram formadas a muitos anos atras, e tornaram-se mais comuns no século XVIII, quando para previnir que a Ordem de São Lázaro pudesse ser extinta, foram criadas numerosas Comendadorias Hereditárias pelos Grão Mestres da Ordem, abaixo de uma instrução dos Reis da França.

Uma Comendadoria Hereditária em tudo lembra um Priorado, exceto pelo tamanho e pela abrangência, e é claro, o ponto que mais diferencia é o da forma de Sucessão. A forma de Sucessão operante na Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém, é, como todos sabem, o da Eleição, e esta forma é mantida dês da Eleição do Bem-Aventurado Blessed de Gerard, como I Grão Mestre no século XII.


Comendador Hereditário de Wallendof Investindo um Cavaleiro em Maastrich

A Forma de Secessão em uma Comendadoria Hereditária, ao contrário, é a própria Sucessão Hereditária, ou seja, após ser concedida uma Comendadoria para o Chefe de uma Família (quase sempre membro da Nobreza), a Chefia da Comendadoria passará após sua morte a seu filho homem mais velho, e assim sucessivamente até o fim dos tempos. Caso um Comendador Hereditário não tenha filhos, outro parente seu deverá assumir a Comendadoria de maneira também Hereditária.

O mais comum é que uma Comendadoria Hereditária possua como jurisdição uma pequena Cidade, uma Vila ou Aldeia, mas também é possível que sua abrangência seja reduzida a apenas um prédio, como um Castelo, Palácio ou Igreja.


Brasão da Comendadoria Hereditária de Wallendorf

Recomendo hoje a leitura do site da Comendadoria Hereditária de Wallendorf, na Alemanha. O link é este. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário