Seguidores

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Blog do Brasil e Portugal II


Com o passar dos meses que se seguiram a criação deste site, o mesmo deixou apenas de ser uma página dedicada a Ordem Lazarista, e passou a atender também outros assuntos ligados à Cavalaria e a Nobreza. Com o grande sucesso que obtivemos no ensaio BLOG DO BRASIL E PORTUGAL, postagem inteiramente dedicada à Heráldica da Real e Imperial Casa de Bragança, percebemos a necessidade da continuação de maior estudo acerca da Heráldica.

Obtivemos numerosos e-mails, com os mais variados pedidos, entre eles estavam o da criação e postagem dos Brasões das Rainhas Consortes da Itália, ou das Imperatrizes Consortes do Sacro Império Romano. Também tivemos o pedido de uma corrente monárquica brasileira, para postarmos as Armas das Princesas Consortes d'Orléans-Bragança, do "Ramo de Petrópolis" dos Bragança.

Porém o pedido que mais chamou minha atenção foi enviado por uma menina portuguesa de nome Clara, de 13 anos de idade, e que pedia para que eu recriasse as Armas das Rainhas Cosonortes de Portugal. O fato que me fez escolher tal pedido não vem em questão, haja vista que os e-mails que recebemos são mantidos em sigilo, porém este pedido é muito difícil, haja visto o grande número de Consortes em Portugal. Dessa forma decidi dividir as Rainhas por Dinastias, dessa forma serão postadas mais 4 partes da série "Blog do Brasil e Portugal", uma para a Casa de Borgonha; uma para a Casa de Avis; uma para a Casa de Habsburgo; e a última para a Casa de Bragança.

Vamos a Primeira:


Casa de Borgonha


I Sua Mercê Dona Matilde de Savoia e Maurienne (1146-1157). Princesa de Savoia e Rainha Consorte de Portugal. Consorte de Dom Afonso I, O Conquistador.

II Sua Mercê Dona Dulce de Berenguer de Barcelona (1185-1198). Princesa de Aragão e Rainha Consorte de Portugal, de Silves e de Algarve. Consorte de Dom Sancho I, O Povoador.

III Sua Mercê Dona Urraca de Castela (1211-1220). Princesa de Bolonha e de Castela, Rainha Consorte de Portugal. Consorte de Dom Afonso II, O Legislador.

IV Sua Mercê Dona Mércia Lopes de Haro (1239-1246). Rainha Consorte de Portugal. Consorte de Dom Sancho II, O Piedoso.

V Sua Mercê Dona Matilde da Bolonha (1248-1253). Condessa Soberana da Bolonha e Rainha Consorte de Portugal. I Consorte de Dom Afonso III, O Bolonhês.

VI Sua Mercê Dona Beatriz de Gusmão e Castela (1253-1279). Princesa de Borgonha-Castela e Rainha Consorte de Portugal e de Algarve. II Consorte de Dom Afonso III, O Bolonhês.

VII Sua Mercê Rainha Santa Isabel de Aragão (1282-1325). Princesa de Aragão e Rainha Consorte de Portugal e Algarve. Consorte de Dom Dinis I, O Lavrador.


VIII Sua Mercê Dona Beatriz de Molina e Castela (1325-1357). Princesa de Borgonha-Castela e Rainha Consorte de Portugal e Algarve. Consorte de Dom Afonso IV, O Bravo.

IX Sua Mercê Dona Inês de Castro. Rainha Consorte de Portugal e Algarve. Consorte de Dom Pedro I de Portugal, O Cruel.

X Sua Mercê Dona Leonor Teles de Menezes (1371-1383). Rainha Consorte de Portugal e Algarve, de Castela, de Leão, de Toledo, da Galiza, de Sevilha, de Córdova, de Múrcia, de Jáen, de Algeciras e de Molina. Consorte de Dom Fernando I, O Belo.  

CRIAÇÃO DOS BRASÕES D'ARMAS: Príncipe Andre Prinz von Trivulzio-Galli (todos os direitos reservados).

PS.: Em breve Dinastia de Avis! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário