Seguidores

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

OS DOIS TÚMULOS DE SÃO LÁZARO DE BETÂNIA

Grandes Armas da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém,
Criação: Conde Andre Galli della Loggia

A Festa Litúrgica de nosso Padroeiro, São Lázaro de Betânia, é celebrada no dia 17 de dezembro pela Igreja Católica de Rito Romano, ou na Véspera do Domingo de Ramos, pela de Rito Ortodoxo. Através do Santo Evangelho sabemos que Lázaro era irmão de Maria e de Marta, e vivia em Betânia. Betânia é conhecida no mundo árabe como "Al-Azariyya" e é uma antiga cidade situada no sudeste do Monte das Oliveiras, na Terra Santa.


Betânia, Israel

Nos dias que precederam a Paixão de Nosso Senhor, Jesus viajava pelo deserto com destino a um lugar chamado Perea. Neste local Jesus recebe a notícia de que Lázaro estava gravemente doente, e esperava ser curado. Não sabemos de que doença Lázaro padecia, mas é certo que era incurável para a medicina da época (alguns autores mencionam a lepra, porém é improvável, pois Jesus poderia então tê-lo curado muito antes) levando Lázaro à morte.
Ressurreição de São Lázaro de Betânia

"Ao entrar em Betânia Jesus foi cumprimentado por Marta que lhe disse 'Senhor, se estivesses aqui antes, meu irmão não teria morrido' " e Jesus lhe respondeu "Eu sou a ressurreição e a vida". E perguntou "Onde foi que o enterraram?" e lhe foi respondido "Senhor, venha e veja". Ao ver o túmulo de Lázaro, Jesus chorou, não só por Lázaro, mas por toda a humanidade.


Como Nosso Senhor ressuscitou seu amigo Lázaro, seu túmulo em Betânia ficou para sempre vazio. São Lázaro tinha 30 anos quando foi ressuscitado, e segundo a tradição, viveu mais 30 anos depois disso. Após o Martírio de Santo Estêvão, Lázaro, Marta e Maria fugiram para a Ilha de Chipre, sendo seu primeiro Bispo, consagrado pelo próprio Apóstolo São Paulo.




O túmulo vazio em Betânia

Após sua segunda morte, São Lázaro fora enterrado na cidade de Larnaka, Chipre, sobre seu túmulo foi construída uma Igreja, Em 890 o Imperador Leão, O Sábio, do Império Romano do Oriente, transferiu as Relíquias de São Lázaro para Constantinopla. Em troca dos ossos do Santo, Leão mandou construir uma rica igreja em Lanarka, dedicada a São Lázaro, que até hoje existe.




Fotos da Igreja de Lanarka, Chipre

Em 1204 os Exércitos do Príncipes Cruzados conquistaram Constantinopla, e tiveram o intento de levar as relíquias de São Lázaro para a Europa. Sob o túmulo de São Lázaro estava escrito "LÁZARO, RESSUSCITADO NO QUARTO DIA, AMIGO DE CRISTO". Os ossos de São Lázaro foram levado a Marselha, e de lá a muitos outros lugares, até que foram perdidos.


Altar da Igreja de Lanarka, Chipre

Foi com grande surpresa que, em 1972, durante uma restauração abaixo do altar da Igreja de Larnaka, fora visto, com muito espanto, um túmulo de mármore, com a inscrição "Lázaro, Ressuscitado no quarto dia, Amigo de Cristo". Fora então desvendado o grande mistério que rondava os ossos de São Lázaro: quando o Imperador Leão, O Sábio, teve o idéia de levar os ossos de Lázaro de Chipre para Constantinopla, os habitantes de Larnaka entregaram ossos de outro morto ao Imperador, enquanto os verdadeiros permaneceram todo o tempo em sua sepultura.


Túmulo de São Lázaro, Lanarka, Chipre

Hoje os túmulos de São Lázaro, tanto o de Betânia, quanto o de Chipre, são Centros de Peregrinações Cristãs e todo o Mundo.

São Lázaro de Betânia: Rogai por Nós, Amém.  

2 comentários:

  1. Os meus respeitos,aproveitando o ensejo,venho pedir a São Lazaro que olhe por todos os Animais,inclusive tenho um cadelinha sofrendo muito,o orgão do olfato está se desitegrando parecedo o osso,peço a São lazaro que olhe por ela seja feita a vossa vontade e com Permissão dO nosso senhor Jesus Cristo Amém ,obrigado,obrigado

    ResponderExcluir
  2. Recebi,em minha vida, nesse dia 17 de dezembro de 2020,uma graça,que eu vinha pedindo a Deus e a Nossa Senhora.Tomei,então,do celular para saber que Santo é festejado nesse dia. Qual foi minha surpresa,ao descobrir que é São Lázaro, amigo de Jesus. Sou um admirador dos Santos desde há muito!Gosto de conhecer-lhes a vida.Vou precisar mais desse Santo amigo de Jesus.Os católicos conhecem esse milagre de Jesus,talvez,a única ressurreição que Jesus tenha realizado publicamente. Li, pela internet,hoje,19/12/2020,um resumo bem feito sobre a vida de São Lázaro. Isto foi uma graça! Eu dela necessitava.Já se encaminhando para ser concretizada!Exorto a todos e todas que acreditam em Deus e nos seus Santos,que são amigos de Deus, para conhecerem a vida desse Santo.É muito linda! Obrigado,meu Deus,por apresentar-me São Lázaro, amigo seu, que veio me dar mão valiosa! Amém!

    ResponderExcluir