Seguidores

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

INÍCIO DA ORDEM MILITAR E HOSPITALÁRIA DE SÃO LÁZARO DE JERUSALÉM

Grandes Armas da Ordem Militar e Hospitalária de São Lázaro de Jerusalém.

A Ordem de São Lázaro de Jerusalém, foi fundada durante o Cerco Cristão a Jerusalém, mas como sabe-se, a lepra chegou a Terra Santa muita antes dos Cristão, logo, a Ordem teve seu início como Hospital ainda no início do século IV, em um estabelecimento hospitalar fora dos muros de Jerusalém, que de início era chefiado por um grupo de monges armênios, e de poucos cavaleiros armados.

Com a chegado dos Católicos aos Santos Lugares, para o chamado "Levante Católico do Reino Latino de Jerusalém", a administração do hospital de leprosos fora entregue ao Cavaleiro Renault de Bichers, que governou a Ordem de 1070 a 1080.

Renault de Bichers era o Chefe dos Hospitalários de Jerusalém, Ordem católica primitiva, que após sua divisão, formou a Ordem de Cavalaria Hospitalária de São Lázaro de Jerusalém, e a Ordem Militar e Hospitalária do Hospital de São João, hoje conhecida como Ordem de Malta. Renault de Bichers teve de abandonar suas funções como Grão-Mestre dos Hospitalários de Jerusalém por ter sido contaminado pela lepra. Como não poderia ser destituído de suas funções, fora-lhe confiado a Chefia do antigo hospital de leprosos, dedicado a São Lázaro, que a partir daí passaria ao status de Ordem Soberana.

Existem dúvidas se Renault de Bichers assumiu com o título de Grão-Mestre, pois fora seu sucessor, Blessd de Gerard, dito o de Tum, que teria utilizado o título do Grande Magistério pela primeira vez, governando a Ordem de 1080 a 1120.


 A Ordem passou a receber os cavaleiros das demais Ordens Cristãs, fossem Católicos, Armênios, Bizantinos ou Ortodoxos. O posto de Grão-Mestre fora muitas vezes dado ao Grão-Mestre doente de alguma das demais Ordens Cristãs. Apesar de Militar, a Ordem sempre guardou o Caráter Religioso-Hospitalário como prioridade.

Um grupo de monges, que guardavam o Triplo Voto, de Pobreza, Castidade e Obediência, mantiveram por muitos séculos o caráter Religiosos da Ordem, hoje mantido em especial pelo grupo de prelados e capelães da Ordem. O caráter Militar era mantido pelos próprios cavaleiros leprosos, auxiliados por um grupo de cavaleiros sadios, que também mantinham o caráter Hospitalar da Ordem.

Após a retomada do Reino Católico de Jerusalém pelos mouros, a Ordem seguiu para a Europa, especialmente entre o Norte da Itália e a França. Na Espanha a Ordem fora responsável por manter a harmonia da Rota dos Peregrinos de San Tiago de Compostela.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário